Bake Off Brasil

“Fasano e Carol pegavam no meu pé”, diz Joca, eliminado do “Bake Off”

Bake Off Brasil

Foto_Milena seta-136

Joca é eliminado do ''Bake Off Brasil''

O advogado Humberto Consiglio, 43 anos, conhecido pelo Brasil como Joca, foi o eliminado do ''Bake Off Brasil – Mão na Massa'' (SBT), do último sábado (26). A saída do paulista da competição deixou os outros participantes emocionados. Em entrevista exclusiva ao UOL, o advogado revela não torcer para nenhum dos concorrentes restantes na competição, diz que pretende seguir carreira como confeiteiro e comenta sobre as críticas que a aparência de seus doces costumavam receber dos jurados Fasano e Carolina: '' Fabrizio e a Carol, que pegavam no meu pé mas é porque tenho certeza que queriam extrair o meu melhor, pois sentiam que poderia render mais''.

Confira a entrevista na íntegra:

UOL – Como você avalia sua participação no Bake Off Brasil?

Joca: A minha participação foi excelente, não me refiro necessariamente ao produto final apresentado nas provas, pois esse é passível de controvérsias, me refiro sim à oportunidade única e extraordinária de poder estar participando de um projeto que é um sucesso mundial e ao fato de que é necessário muita coragem e disposição para participar de um programa desses, me refiro ainda de ter podido mostrar o meu melhor lado que é a paixão que sinto pela gastronomia; tudo o que fiz foi de coração, coloquei muita dedicação e paixão em cada prato pois tinha plena consciência dessa oportunidade única que estava passando.

Foto_Milena seta-91

Bombas de Joca são criticadas.

UOL – As suas receitas eram elogiadas pelo sabor, mas muitas vezes foram criticadas pela aparência. O que achava disso?

Joca: Romper com os padrões estéticos estabelecidos nunca foi tarefa fácil, seja em que esfera for; essa ruptura causa estranheza inicial em todos e até mesmo indignação aos mais ortodoxos. Quando eu disse um não à ditadura do morango com chantilly, que particularmente acho cafona, sabia que estava provocando a ira dos defensores da estética convencional sob o perigo de à priori ser incompreendido, mas acima de tudo, certo de que isso poderia posteriormente gerar um padrão de fácil reconhecimento e foi o que aconteceu quando o Fabrizio reconheceu o “Padrão Joca” de acabamento. Sou um apreciador da estética geométrica e minimalista e ainda, me sinto o legítimo representante da culinária Roots, dos primórdios mesmo, onde ainda não havia a contaminação de determinados “padrões” a serem seguidos. Picasso uma vez, ao visitar uma exposição de desenhos de crianças, disse: “Quando eu tinha essa idade sabia desenhar como Rafael, mas, precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”. Obvio que não estou querendo me comparar à genialidade do mestre Picasso, simplesmente estou justificando que aquilo que à primeira vista lhe parece tosco e mal acabado, pode ser um processo elaborado e proposital de ruptura com o que já está estabelecido como belo.

Foto_Milena seta-201

Participante Joca.

UOL – Você pretende trocar a profissão de advogado pela de confeiteiro profissional?

Joca: Trocar de profissão é apenas um reconhecimento daquilo que a minha alma está falando dentro de mim; não necessariamente por um confeiteiro profissional, pelo menos por enquanto, pois para isso será necessário terminar cursos de bolos e doces, mas sinto que a minha verdadeira vocação é levar entretenimento para as pessoas; Adoro interagir com o público e ver o retorno desse trabalho quase que em tempo real através das mídias sociais. Meu plano é inicialmente ter um canal dedicado para ensinar receitas e continuar interagindo com as pessoas, pois isso juntará muitas boas qualidades que acredito ter: didática necessária para ensinar, bom humor e paixão pela culinária, Ensinar receitas fáceis e práticas e mostrar que qualquer pessoa pode cozinhar, afinal eu sou a prova viva disso (risos).

UOL – Qual foi o seu melhor e o pior momento no reality show?

Joca: Eu tive tantos momentos maravilhosos no programa que não saberia dizer se tive momentos ruins; recebi uma carta do meu pai que estava internado e me acabei de chorar (risos); Tive meu bolo de raiz escolhido como o melhor do dia por ninguém menos que o Chef Carlos Bertolazzi (Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão), uns dos melhores da atualidade; Tive o privilégio único de passar meu aniversário durante as gravações do programa e ter a carta que a Paty, minha esposa, me escreveu, sendo lida em rede nacional pela queridíssima Ticiana, me acabei de chorar também (risos).Tive a honra de conhecer pessoas extraordinárias da produção, direção, roteiro, isso sem contar evidentemente com o Fabrizio e a Carol, que pegavam no meu pé mas é porque tenho certeza que queriam extrair o meu melhor, pois sentiam que poderia render mais (dizem por ai que os verdadeiros amigos são os que falam as verdades na nossa cara) e, é claro, a querida Ticiana, que me defendeu até no último programa, aliás não somente a mim mas a todos pois sabia dos perrengues que passávamos.

UOL – Fez amigos na atração? Por quem está na torcida? E quem você acha que não merece vencer?

Joca: O clima sempre foi de amizade, sou amigo de todos; aqueles que estava torcendo saíram antes de mim, que eram o Ronaldo e a Gabi, muito talentosos e cozinheiros de alma como eu; jamais diria que alguém não merece ganhar, não faz o meu estilo, torço para que vença o melhor.

Foto_Milena seta-199

Joca recebe abraços após ser eliminado do ''Bake Off Brasil''.